quinta-feira, 2 de abril de 2015

Especial 1º de Abril - Cosméticos – Mentiras que rolam pela internet, e como indentifica-las.



Quantas vezes vemos aqueles alertas de cosméticos que causam câncer? E sem pensar duas vezes acabamos por acreditar em tais mentiras! Descubra aqui como detectar um post falso. E duas mentiras sobre cosméticos que andaram pelas redes sociais que assustaram muitos consumidores.







  • A primeira coisa que você vai notar é: O alerta pede que seja repassado.
  • Apela por linguagem extremamente culta, com palavras complicadas e termos científicos que nos fazem ficar confusos, e acreditar facilmente.
  • Tom alarmista. Ele chama atenção com letras grandes e destacadas. Suspeito, não?
  • Trata de um assunto que atrai leitores. Claro, se não fosse atrativo, por que perder seu tempo com isso?
  • Utiliza de nomes de pessoas fictícias, dizendo estas ter cargo elevado, e também nomes de instituições inexistentes para dar mais credibilidade. Veja bem, se você pesquisar pelo nome das pessoas, e das instituições, deveria aparecer onde fica, ou até mesmo sobre os cursos e perfis de contas nas redes sociais dessas pessoas, não é mesmo?
  • Possui informações erradas, desordenadas,  para deixar a pessoa mais confusa.
  • Cria palavras cultas e cientificas novas. Por isso é bom pesquisar no dicionário ou no Google todas as palavras que você não sabe o significado. #Ficadica
  • Na maioria dos casos, não apresenta nenhuma prova de que realmente aconteceu o caso, ou tem apenas uma foto de prova.
  • Se procurar em fotos parecidas no Google, você achará a origem daquela a qual vistes. E acabarás por descobrir que é uma imagem de uma outra doença. Acontece que já encontraram imagens desse tipo, que apareceram em boatos digitais de cosméticos que causam câncer, em sites de outros países, citando sintomas de doenças completamente distintas.




Agora vejamos dois boatos digitais que ficaram muito famosos na internet.



1. Nosso primeiro produto é Sabonete Dove Esfoliação Diária.
Agora você pode exercer o que aprendeu identificando os erros nesse falso alerta: 


Para ler o texto enorme de acusações, acesse: 


E em defesa de seu produto, Comunicado Unilever:

A Unilever, proprietária da marca Dove, informa que não utiliza o ingrediente metilfeniledrileina glutâmica no produto Dove Esfoliação Diária.
A empresa esclarece que o sabonete  possui uma formulação segura, passou por testes de performance e de segurança em laboratório externo, credenciado pela ANVISA, encontrando-se devidamente regularizado e registrado perante esse órgão.
Portanto, a formulação do sabonete Dove Esfoliação Diária segue a legislação Brasileira e não causa danos ao consumidor, ou seja, não causa câncer.
Dove está presente no Brasil desde 1992 e é uma das marcas mais respeitadas pelos consumidores no País e no mundo. A empresa está à disposição dos consumidores para esclarecimentos por meio do SAC 0800 707 7512 ou e-mail dove@atendimentounilever.com.br.
Comunicação Externa

Devo dizer, eu uso esse sabonete e ele é muito, muito bom. Não se levem por um simples boato virtual qualquer.

Outra ameba que andou aparecendo pelas redes sociais:



  2. O segundo, e ultimo, vem se espalhando dês de 2003. Mesmo sendo provado o contrario, ainda tem gente que acredita:

BATOM COM CHUMBO


Se quiserem uma explicação detalhada, acesse aqui:



Em defesa a FDA afirma: 
 “Não consideramos os níveis de chumbo encontrados nos batons preocupantes para a segurança. […] Os níveis de chumbo detectados estão dentro dos limites recomendados por outras autoridades de saúde para a presença de chumbo nos cosméticos.”

De toda forma, muitos batons tem chumbo. A questão é que em níveis extremamente pequenos, não sendo nocivo a saúde dos lábios. Então não precisam se preocupar >.<

Eu tive a ideia quando me deparei com os alertas nas redes sociais, e resolvi pesquisar sobre o assunto. E bem, é isso. 

Espero que tenham gostado :*

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário